quinta-feira, 16 de maio de 2013

Proatividade versus Reatividade

Olá a todos os empreendedores. Como vão esses negócios? Espero que estejam a correr tão bem a vocês como está a correr comigo. Hoje quero falar-vos sobre um assunto bastante interessante na minha opinião. Já ouviram falar de proatividade? Proatividade é o ato de ser ativo. Ou seja, significa agir. E reatividade? Reatividade é o ato de reagir. Reagir implica sempre uma reação a algo. Qual é a principal diferença entre agir e reagir? 

É muito simples. Quando alguém age significa que sabe o que quer. Procura alcançar os seus próprios objetivos. Sabe de onde vem e para onde vai. Por isso é dinâmico. É proativo. Ao contrário, quando esse alguém reage significa que algo aconteceu para que ele tivesse a ação de reagir, ou seja, age em conformidade com os acontecimentos que surgem. Alcança muitas vezes os objetivos que lhe são impostos. Age apenas por obrigação. Por isso, quando não lhe mandam fazer algo, ele pára. Deixa de funcionar. Ou seja, é reativo.

Esta ideia é muito importante para quem já é ou pensa vir a ser empreendedor. Quer ser empreendedor? Quem mudar a sua vida? Então tenha metas, tenha objetivos, haja, lute. E acima de tudo seja proativo.

O empreendedor,
Rafael Tamele.

Sem comentários:

Enviar um comentário